top of page

Arte e a Fórmula 1


Quando se pensa em Fórmula 1, todo mundo pensa em velocidade, a maioria pensa em tecnologia, muitos pensam em glamour, alguns pensam em arte. Seja a arte de pilotar com maestria ou a arte do design dos carros. Porém poucos, pra não dizer ninguém, pensa na arte de belas imagens que existem na categoria mais rápida do automobilismo mundial. E foi buscando essa arte que Joshua Paul, um fotógrafo baseado em Nova Iorque, começou a fotografar a F1 de uma maneira como nunca vista antes.

Qualquer fotógrafo diz que o que importa não é o equipamento (sim, ele ajuda) mas sim o olhar de quem segura a câmera. Isso é verdade, porém para um bom fotógrafo a câmera nada mais é do que uma ferramenta, e para certos trabalhos, é preciso usar diferentes ferramentas. E foi isso que Josh fez. Para fazer suas lindas fotos, que misturam fotografia esportiva com arte, Josh fotografa a F1 usando uma câmera Graflex 4x5 de 1913. Enquanto câmeras modernas atuais, comumente usadas para fotografia esportiva, fazem 20 fotografias por segundo, a câmera de Josh faz cerca de 20 fotos no total! Abaixo, Josh mostrando sua câmera para o piloto Kimi Räikkönen.

Joshua e Kimi Räikkönen

Por isso cada foto que Josh faz precisa sem muito bem pensada e planejada, além de ser preciso uma dose extra de paciência e perseverança. Em uma entrevista para o site Bored Panda, quando perguntado sobre as dificuldades de fazer uma foto ele disse: "Não é que seja difícil, mas é um processo, que às vezes funciona bem e às vezes não. Fazer uma foto de um carro de F1 em velocidade (o famoso panning) é muito difícil e posso usar um monte de filmes sem bons resultados. Mas eu não estou tentando documentar a corrida em si, mas a própria F1, então estou mais interessado nas pessoas, nos carros, nas ferramentas, nos caminhões e na atmosfera ".

Suas imagens são gostosas de ver, sendo verdadeiras obras de arte, e nos remete a algo histórico. Então, podemos dizer que ele alcançou seu objetivo de documentar a própria F1. E ele serve de inspiração para mim. Tenho o sonho de fotografar a F1 também, com a minha Canon moderna mas também com a mina "barrigueira" Argos Seventy-Five, uma câmera médio formato dos anos 50. Quem sabe um dia... sonhar não custa nada, não é mesmo?!

Fotos: https://www.instagram.com/lollipopmagazine/

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page