top of page

Ônibus movido a energia solar roda mais de 10mil km em dois meses


Inaugurado em dezembro de 2016, o ônibus elétrico alimentado por energia solar, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (Fotovoltaica UFSC) em parceria com as empresas Eletrabus, Marcopolo, Mercedes Benz e WEG já rodou cerca de 10 mil quilômetros ao longo de dois meses de testes no trajeto entre a Universidade e o Sapiens Parque. O veículo realiza cinco viagens por dia, totalmente alimentado pela eletricidade solar gerada nas estruturas do laboratório Fotovoltaica.

Utilizando 100% de energia renovável, gerada nas estruturas do laboratório de Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, o ônibus especial começou a ser testado em dezembro de 2016, e desde março de 2017 está em funcionamento efetivo. Toda a eletricidade gerada no laboratório pelos sistemas fotovoltaicos instalados atende ao consumo dos prédios e às recargas do ônibus, com sobra, que é enviada para a rede elétrica pública da CELESC.

O ônibus percorre diariamente o trajeto de 52 km (ida e volta) entre o campus da universidade e o Sapiens Parque, numa velocidade de até 80 km/h. Sua estrutura conta com baterias de tração tipo Íons de Lítio – energia de 128kWh com oito “Packs”, chegando à potência de 200/400 kW e autonomia de até 200 km. Segundo um estudo da universidade, um ônibus convencional a diesel, com consumo médio de 670 litros por mês, emite 3,9 toneladas de gás carbônico CO2) em 60 dias. Ou 46,8 toneladas em um ano de circulação.

Fazendo uso da geração de energia elétrica por meio de módulos solares fotovoltaicos integrados, cria espaço para o chamado “deslocamento produtivo”, permitindo que os passageiros trabalhem ao longo do caminho, como se estivessem num escritório.

Totalmente desenvolvido e montado no Brasil, o projeto inovador contou com financiamento de R$ 1 milhão pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e parcerias com as empresas privadas. O próximo passo é lançar um app para facilitar a reserva de assentos no ônibus universitário. Este é um ótimo exemplo de energia limpa e do quanto os brasileiros podem ajudar a mudar o mundo para melhor!

Fonte: http://fotovoltaica.ufsc.br e http://razoesparaacreditar.com

Fotos: Reprodução/fotovoltaica e Todd Southgate

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page